Topo

Josias de Souza

Romário obtém assinaturas para a CPI da CBF

Josias de Souza

05/12/2012 18h51

O deputado Romário (PSB-RJ) protagonizou na Câmara um lance extraordinário. Em pouco mais de 24 horas, conseguiu arrastar para o seu pedido de CPI da CBF as assinaturas de 188 colegas –mais do que as 171 exigidas pelo regimento. No Twitter, o ex-craque acenou para a arquibancada: "Galera, consegui as assinaturas para a CPI da CBF!!!" Depois, correu para a marca do pênalti: "Vou protocolar agorinha aqui na Câmara."

Normalmente, os autores de pedidos de CPIs costumam delegar aos assessores a coleta das rubricas. Romário preferiu cuidar pessoalmente da tarefa. Foi de colega em colega. As denúncias contra a CBF são "robustas", diz ele. Agora, cabe ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), decidir quando a nova CPI começa a funcionar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.