Topo

Josias de Souza

PSDB busca marqueteiro e planeja usar sua propaganda gratuita para exibir Aécio Neves

Josias de Souza

08/12/2012 19h49

Dirigentes do PSDB procuram um marqueteiro. Buscam um profissional para remodelar a imagem do partido e cuidar da campanha presidencial de Aécio Neves em 2014. Embora protele o lançamento formal de sua candidatura, o próprio Aécio participa do processo de consultas.

O tucanato tem pressa. Deseja utilizar a nova mão de obra já na produção da propaganda institucional gratuita a que tem direito no primeiro semestre de 2013 –dez minutos, em rede nacional de rádio e tevê, no horário nobre; mais 40 inserções de 30 segundos distribuídas ao longo da programação.

Planeja-se usar a vitrine eletrônica para exibir Aécio entre o final de maio e os primeiros dias de junho de 2013, potencializando-lhe a taxa de conhecimento. Imagina-se que até lá o PSDB já terá decidido o que pretende ser depois que se "reiventar" numa série de encontros municipais e estaduais, que desaguarão numa convenção nacional marcada para maio.

Elegendo-se presidente nacional da legenda, como defende um pedaço do tucanato, Aécio poderia levar sua cara de candidato à publicidade institucional disfarçado de dirigente partidário. Definida a forma, resta decidir o conteúdo.

Diz-se que, com boa propaganda, as pessoas acreditam até em ovo sem casca. Pode ser. Mas, a essa altura, um candidato de oposição sem uma proposta mais clara do que a gema será difícil de digerir.

– Ilustração via Miran Cartum.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.