Topo

Josias de Souza

Com placar empatado, STF adia decisão sobre os mandatos de réus condenados do mensalão

Josias de Souza

10/12/2012 19h18

Ficou para quarta-feira (12) a decisão do Supremo sobre a cassação dos mandatos dos condenados do mensalão com assento na Câmara. A sessão desta segunda (10) foi suspensa quando o placar registrava um empate.

Quatro ministros decidiram que cabe à Câmara, não ao STF, dar a palavra final sobre os mandatos dos condenados: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Dias Toffoli e Cármen Lucia.

Outros quatro ministros –Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello— sustentaram em seus votos que o STF tem, sim, podereres para decretar a perda dos mandatos como consequência automática das condenações.

Falta votar apenas o ministro Celso de Mello. Em apartes aos colegas, ele já esboçou o seu ponto de vista. Deve engrossar o bloco liderado pelo relator Barbosa. Nessa hipótese, a turma do condena-cassa-e-esfola prevalecerá por 5 votos a 4.

Por ora, são três os mensaleiros com mandato de deputado: João Paulo cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). Com a anunciada posse do suplente José Genoino (PT-SP), a soma vai a quatro.

Ainda que Celso de Mello vote com o bom senso, os mandatos não serão passados na lâmina tão cedo. Antes, o Supremo terá de encerrar o julgamento, publicar o resultado, receber e julgar os recursos. Coisa para o segundo semestre de 2013.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.