Topo

Josias de Souza

Gilberto Carvalho: ‘Em 2013, o bicho vai pegar’

Josias de Souza

17/12/2012 01h58

Em vídeo divulgado na página do PT na internet, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) aconselha os militantes petistas a "descansar bem" neste final de ano. Por quê? "Em 2013, o bicho vai pegar", diz ele. "O ano que vem vem aí, e vem brabo." O ministro escorou seu vaticínio na conjuntura deste final de ano.

Sem mencionar o Rosegate e o depoimento de Marcos Valério à Procuradoria da República, ele disse: "Vocês sabem o que está acontecendo neste final de ano, vocês sabem esse ataque sem limites que eles estão fazendo ao nosso querido presidente Lula…" Eles quem? Gilberto Carvalho não diz.

O "ataque", prossegue o ministro, "tem um único objetivo: destruir nosso projeto, destruir o nosso PT, destruir o nosso governo. Portanto, vamos nos preparar para a gente, assim que passar as festas, ir para as ruas. Nós temos que defender nosso projeto porque eles sabem o que estão perdendo, mas o povo sabe o que está ganhando…"

É compreensível que o ex-chefe de gabinete de Lula se abstenha de esmiuçar a origem do que chama de "ataque" a Lula. Coube à Polícia Federal desbaratar o esquema de venda de pareceres que levou ao olho da rua a chefe do gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Noronha, uma íntima ex-assessora de Lula.

Quanto ao mensalão, partiu de Marcos Valério a iniciativa de procurar o Ministério Público. Em depoimento de três horas e meia, o ex-frequentador das salas do PT e dos gabinetes da República contou que Lula autorizou os empréstimos fictícios que forniram o esquema. Pior: teve despesas pessoais pagas com verbas sujas. Ou seja, Gilberto Carvalho deseja que a militância do PT vá às ruas para proteger Lula do seu próprio passado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.