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Josias de Souza

Gleisi: ‘ritmo da burocracia’ trava investimentos

Josias de Souza

13/02/2013 07h46

Levada do Senado à Casa Civil para ser uma espécie de Dilma da Dilma, a ministra Gleisi Hoffmann parece gerir a ineficiência do governo guiando-se pela teoria paradoxal de Zeno: para uma seta atingir seu alvo tem, antes, que percorrer metade do caminho. Depois, tem que cruzar a metade da metade restante. Em seguida, a metade dessa outra metade. No tempo infinito, a seta estará sempre à metade de sua meta.

Em entrevista ao repórter Valdo Cruz, Gleisi foi inquirida sobre a velocidade de tartaruga dos programas de investimento do governo. Qual é a causa? "O ritmo da burocracia", respondeu. "As pessoas são acostumadas, no poder público, a deixar as coisas quase que se resolverem por conta própria. A burocracia vai resolvendo as coisas no seu ritmo."

Para Gleisi, "o principal desafio do setor público é resolver o ritmo da burocracia e fazer com que as pessoas tenham compromisso com o resultado." Como fazer? "É um processo", disse ela. "Não vamos fazer isso do dia para a noite, mas temos de começar."

Considerando-se que o PT está a caminho de completar 11 anos na Presidência da República, o brasileiro é tentado a concluir que "do dia para a noite" agora quer dizer "nunca".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.