Topo

Josias de Souza

Aécio critica ‘virulência’ dos atos contra Yoanis

Josias de Souza

19/02/2013 14h48

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) criticou nesta terça-feira (19) os protestos que pipocam no trajeto da bloqueira cubana Yoanis Sánchez desde a aterrissagem dela no Brasil, na madrugada de domingo para segunda. O presidenciável tucano declarou-se "preocupado" com duas particularidades.

Espantou-se, primeiro, com "a virulência dessas manifestações, que fogem àquilo que mais prezamos no Brasil, que é o direito à liberdade de expressão." Acha que o protesto "é um direito". Porém, cercear a liberdade da blogueira de aqui cumprir suas atividades é uma violência indevida."

De resto, considerou "ainda mais grave" as notícias que revelam "as origens dessas manifestações." Evocou notícia de Veja sobre "uma reunião havida na embaixada de Cuba no Brasil", da qual participou um assessor do ministro petista Gilberto Carbalho (Secretaria Geral da Presidência).

"Não é possível que, fugindo ao que estabelece a Convenção de Viena, um embaixador e sua equipe adentrem questões de ordem política interna do Brasil", disse Aécio. Considera ainda mais inapropriada "a participação e a contribuição de um funcionário público brasileiro."

Segundo Aécio, o PSDB deseja esclarecer os meandros do planejamento dos protestos contra Yoanis Sánchez. A legenda deseja chamar os envolvidos a dar explicações no Congresso. Em verdade, o senado Alvaro Dias (PSDB-PR) já tomou as providências.

Já na segunda, Alvaro protocolou requerimento de convocação de dois ministros: Antônio Patriota (Itamaraty) e Gilberto Carvalho. Normalmente, falariam na comissão de Relações Exteriores. Porém, as comissões do Senado, à espera da escolha de novos presidentes, ainda não começaram a funcionar. Por isso, o tucano sugere que os ministros sejam ouvidos no plenário.

Alvaro deseja arguir também o embaixador de Cuba no Brasil –"ele afrontou a soberania nacional". Mas, neste caso, acha que é possível aguardar pelo reinício das atividades da comissão de Relações Exteriores. Os requerimentos servem para marcar a posição do tucanto. Mas a possibilidade de aprovação é remota.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.