Topo

Josias de Souza

Tesouro repassará verba a banco privado para bancar privatizações de rodovias, portos e etc.

Josias de Souza

22/02/2013 06h06

A equipe do ministro Guido Mantega (Fazenda) prepara uma novidade com a cara da polêmica. O repórter Valdo Cruz informa que o governo planeja borrifar verbas públicas nas arcas da banca privada. Para quê? A fim de que os bancos financiem investimentos em programas de concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

Quer dizer: a Viúva privatiza os serviços públicos para que as empresas se encarreguem de realizar os investimentos que ela, sozinha com sua bolsa, não é capaz de fazer. Depois, a mesma Viúva cria o bolsa-concessão para financiar parte dos empreendimentos a juros companheiros (TJLP de 5% ao ano). Quem olha de longe fica tentado a perguntar: que vantagem a veneranda senhora leva?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.