Topo

Josias de Souza

‘Na eleição, podemos fazer o diabo’, diz Dilma

Josias de Souza

04/03/2013 17h23

 

De Sartre, uma das frases mais citadas pelos intelectuais: "O inferno são os outros." Absolutamente correto, diria Dilma Rousseff. Mas não em períodos eleitorais. No lufa-lufa das campanhas, até a mais santa das criaturas pode deixar aflorar o Tinhoso que traz entrerrado na alma.

"Podemos fazer o diabo na hora da eleição", disse Dilma numa solenidade de entrega de casas populares em João Pessoa (PB). "Mas, no exercício do mandato, temos que nos respeitar, pois fomos eleitos pelo voto direto."

Dilma falava sobre o modo como seu governo gerencia as verbas públicas, distribuindo-as sem discriminar governadores e prefeitos de legendas rivais. Súbito, saiu-se com esse "podemos fazer o diabo na hora da eleição."

Por mal dos pecados, Lula, o patrono de Dilma, arrastou 2014 para dentro de 2013. Abriu a campanha reeleitoral da afilhada há 12 dias. Ficou boiando na atmosfera quente da capital paraibana uma indagação: Satanás já dá as cartas no Planalto?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.