Topo

Josias de Souza

Portos: Campos abre guerra contra MP de Dilma

Josias de Souza

04/03/2013 04h13

Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidenciável do PSB, decidiu retirar das sombras a articulação que realiza contra a medida provisória 595, conhecida como MP dos Portos. Nesta segunda-feira, sob holofotes, Campos recebe em seu gabinete um grupo de dirigentes da Força Sindical –à frente o presidente da entidade, deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP).

Paulinho da Força, como é conhecido o deputado, comanda no meio sindical um movimento contra a MP dos Portos. Faz isso sob a alegação de que as mudanças desejadas pelo governo prejudicam os portuários –sobretudo os avulsos, que trabalham sem vínculo empregatício. Ele vai a Recife a convite de Eduardo Campos, que planeja fazer uma declaração pública contra a proposta do Planalto.

Editada por Dilma Rousseff em 6 de dezembro do ano passado, a medida provisória tem o objetivo de azeitar o funcionamento dos portos. Para quê? Principamente para baratear os fretes marítimos e tornar mais eficientes as operações de carga e descarga de mercadorias. Numa palavra, o governo alega que é preciso potencializar a competitividade dos portos brasileiros.

Eduardo Campos torce o nariz para a MP de Dilma por avaliar que ela retira poderes dos governadores sobre os portos –no caso de Pernambuco, o Porto de Suape. Nessa versão, a medida provisória transfere o poder político e administrativo do setor portuário dos Estados para Brasília. O que mais irritou o governador foi a ausência de debate. Queixa-se de não ter sido ouvido.

Na semana passada, Campos reunira-se com seus operadores no Congresso para esboçar a estratégia do PSB para se contrapor à MP. Na reunião com Paulinho e a turma da Força, o neopresidenciável aproveita a encrenca para fazer média com o PDT, uma legenda que enxerga como potencial parceira em 2014.

Serviço: aqui, a íntegra da MP dos Portos.

Atualização feita às 18h47 desta segunda-feira (4): Como previsto, o governo reuniu-se com dirigentes da Força Sindical. Na saída, o deputado Paulinho informou que estabeleceu com Eduardo Campos uma parceria para se opor à medida provisória de Dilma.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.