Topo

Josias de Souza

Cristovam: o PDT virou ‘puxadinho do Planalto’

Josias de Souza

17/03/2013 06h34

Na definição de Mário Quintana, a guerra é um fantástico método prático de aprender geografia. Graças aos mísseis dos EUA, muita gente que confundia o Iraque com o Irã hoje conhece melhor o mapa do Oriente Médio. Em litígio com Carlos Lupi, presidente do seu partido, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) experimenta sensação análoga.

Cristovam acaba de se dar conta de que a sede do PDT não fica no local onde ele imaginava. Meio atônito, revelou a lição de geografia partidária no Twitter: "Por que Dilma muda o ministro do PDT na véspera de Convenção do PDT? Por que a direção do PDT aceita? Viramos puxadinho do Planalto!" Noutra mensagem, o senador revelou-se deslocado no tempo e no espaço: "Saí do PT para o PDT. E Lupi levou o PDT para o PT."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.