Topo

Josias de Souza

Governo Dilma não tem uma marca, diz Marina

Josias de Souza

24/03/2013 20h11

Marina Silva (10% no Datafolha), acha que, com mais de dois anos de mandato,  Dilma Rousseff (58%) ainda não deixou uma marca. Para ela, FHC legou como "referência" a "estabilidade econômica". A "contribuição" de Lula "foram os ganhos sociais". E quanto a Dilma? "Sinceramente, ainda não tenho uma referência ao governo Dilma", diz Marina.

Às voltas com a coleta de assinaturas para tentar criar a Rede, sua nova agremiação política, Marina concedeu uma entrevista aos repórteres João Villaverde, Iuri Dantas e Marcelo de Moraes. Criticou a antecipação da campanha eleitoral. "Esse era o momento do intervalo para os partidos, em debate com a sociedade." Porém…

Marina soou, ela própria, como candidata prematura. Não hesitou ao apontar a marca negativa da gestão Dilma: "É a inflação, sem dúvida. Há uma política de quase extrapolar os limites da meta de inflação e essa flexibilidade toda de manejar a política fiscal." Acrescentou: "Neste momento, é legítimo que a sociedade cobre: qual é mesmo o referencial do atual governo?".

Numa espécie de avant-première de sua pregação eleitoral, Marina igualou os futuros antagonistas, lançando-os num mesmo balaio: "…A antecipação da eleição leva para uma agenda do imediatismo que não nos dá o tempo para colocar termos de referência claros. Qual a diferença se for Aécio Neves [10%], Eduardo Campos [6%] ou a Dilma? Tem diferença em relação ao modelo de desenvolvimento? Me parece que até agora todos estão no mesmo diapasão."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.