Topo

Josias de Souza

Aécio é melhor nome? E Goldman:‘não sei dizer’

Josias de Souza

29/03/2013 18h12

A divisão do tucanato é como uma úlcera. Não uma úlcera qualquer. Não, não. É uma úlcera amestrada. Entre uma eleição e outra, adulada à base de analgésicas articulações, ela vive a vida que pediu a Deus. Só dói de quatro em quatro anos. Na hora de escolher o candidato, a ferida se devora a si mesma.

Há quatro dias, em ato solene, o PSDB de São Paulo reuniu-se em torno de Aécio Neves. A presença de 'serristas' como Aluysio Nunes e Alberto Goldman passara a impressão de que a úlcera aquietara-se. Bobagem. Ela continua ardendo nas entranhas, implacável.

Em entrevista a Isabel Braga e Gustavo Uribe, Alberto Goldman, atual vice-presidente do PSDB federal, disse que a ascensão de Aécio à presidência do partido, em 19 de maio, "é um fato definitivo". E quanto à candidatura presidencial? "Não sei te dizer isso, não sei te responder." Abaixo, trechos da entrevista:

– Pretende continuar na vice-presidência do PSDB? Não houve convite, não houve contato político a respeito disso. Se minha presença for necessária para uma composição política ampla, eu me disponho a participar, mas depende das condições dadas. É importante que haja compromisso dos membros da comissão executiva de que ela vai funcionar, e que não seja só fachada. É necessário um calendário de reuniões periódicas. E é importante que cada membro da comissão executiva tenha o seu papel e a sua função.

– Aécio Neves é hoje o melhor nome para presidir o partido? Ele é, virtualmente, o nome que está definido. Não é preciso fazer mais nenhum tipo de juízo de valor. É um fato definitivo.

– E ao Planalto? É o melhor nome? Não sei te dizer isso, não sei te responder.

– José Serra poderia participar de primárias para 2014? Isso tem de se perguntar para ele.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.