Topo

Josias de Souza

Transportes: Dilma escolhe César Borges, do PR

Josias de Souza

01/04/2013 19h33

O novo ministro dos Transportes será o ex-senador César Borges. É filiado ao PR. O martelo foi batido por Dilma Rousseff num entendimento avalizado pelo senador Alfredo Nascimento (AM), presidente do partido –o mesmo que deixara o comando dos Transportes na pseudofaxima de 2011.

O novo ministro é um político eclético. Engenheiro, ingressou na política pelas mãos do morubixaba baiano Antonio Carlos Magalhães. Como membro da tribo dos pefelês, governou a Bahia de 1998 a 2002. Depois, foi ao Senado. Em 2007, ano da morte do padrinho ACM, César pulou a cerca da oposição. Sentou praça no PR.

Neogovernista, enganchou-se no governo baiano do petista Jaques Wagner. Em 2010, tentou reeleger-se senador. Chegou em terceiro. Sem mandato, ganhou de Dilma, no ano passado, uma das vice-presidências do Banco do Brasil. Agora, vai à poltrona de ministro.

O PR preferia o deputado Luciano Castro (RR). Mas Dilma, escorada em Alfredo Nascimento, bateu o pé. O convite foi formalizado há pouco, em reunião da presidente com o novo ministro. Testemunhou a conversa o ex-faxinado Alfredo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.