Topo

Josias de Souza

Para Feliciano, Caetano tem pacto com o diabo

Josias de Souza

10/04/2013 18h14

Um novo vídeo de Marco Feliciano (PSC-SP) escalou a web. Na peça, o deputado pastor sustenta num culto que Caetano Veloso tem pacto com o Tinhoso. Mais: atribui a intermediação do trato a Mãe Menininha do Gantois, morta em 1986. Não há informação disponível sobre a data em que foi feita a gravação.

Por mal dos pecados, o deputado-pastor pronunciou errado o nome do terreiro de Mãe Menininha, uma descendente de escravos. Disse "Patuá" em vez de Gantois (pronuncia-se 'Gantuá'). Ouça-se Feliciano:

"Alguns anos atrás, um cidadão sentado num banquinho, fazendo show com uma viola, cantou uma música chamada 'Sozinho' e vendeu, em uma semana e meia, 1 milhão de cópias. Aí perguntaram pro Caetano Veloso qual era o seu segredo. E ele disse: meu segredo é Mãe Menininha do Patuá. Antes de cantar, eu levo pra ela que, possuída pelos orixás, diz: 'pode gravar porque eu abençoo'. Não subestime o diabo, porque ele tem poder."

No mesmo vídeo, Feliciano diz que também Lady Gaga pertence ao diabo. Suas observações levaram a plateia ao êxtase. Algo diferente do que sucede na Câmara. Ali, o deputado tentou nesta quarta (10) presidir mais uma reunião da Comissão de Direitos Humanos. Deu chabu.

Lá estavam, de novo, os manifestantes que pedem o escalpo de Feliciano. A reunião começou aberta. Como a algaravia era grande, o deputado-pastor suspendeu a sessão, determinou a troca de sala e reabriu os trabalhos a portas fechadas. Só entraram os deputados, os servidores, os repórteres credenciados e alguns pastores convidados.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.