Topo

Josias de Souza

Dilma realiza incursão na base eleitoral de Aécio

Josias de Souza

15/04/2013 03h03

Dilma Rousseff abre a semana com uma viagem político-administrativa a Minas Gerais, base eleitoral do presidenciável tucano Aécio Neves. Misturam-se na agenda da presidente um evento partidário e compromissos oficiais com cheiro de palanque. A presença de Lula reforça o vínculo da incursão com 2014.

Na noite desta segunda (15), Dilma e Lula protagonizam em Belo Horizonte um dos seminários organizados pelo PT para celebrar os dez anos do partido no poder federal. É o terceiro encontro do gênero. No primeiro, realizado em São Paulo no final de fevereiro, Lula lançou a recandidatura presidencial de Dilma.

Na terça (16), Dilma esticará até um município assentado nos arredores da capital mineira. Por uma dessas coincidências caprichosas, a cidade carrega o sobrenome do seu antagonista: Ribeirão das Neves. Ali, a presidente vai se contrapor ao discurso de Aécio, que frequentemente a acusa de negligenciar Minas Gerias.

Dilma entregará moradias financiadas com verbas do Minha Casa, Minha Vida e repassará a uma centena de prefeituras máquinas previstas no PAC: motoniveladoras e retroescavadeiras. O petismo celebra a investida. No último embate eleitoral travado em Belo Horizonte, Aécio prevaleceu sobre Lula e Dilma.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.