Topo

Josias de Souza

Gilberto Carvalho, a ‘fidelidade’ e o ‘oportunismo’

Josias de Souza

18/04/2013 22h40

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) fez uma defesa enfática do projeto de lei que dificulta a criação de novos partidos políticos. Num instante em que Marina Silva tenta conectar sua Rede na frequência de 2014 e Roberto Freire aproxima de Eduardo Campos seu Movimento Democrático, o companheiro Gilberto declarou o seguinte:

"Nunca ouvi falar que fidelidade partidária seja oportunismo. Não tem que ter pressa em ficar criando partidos. Nós temos que respeitar a institucionalidade partidária e fortalecer os partidos e não fazer um processo sem fim de criação de partidos para acomodar interesses, aí sim, meramente eleitorais."

Como diria a doutora Dilma, a fidelidade partidária é, de fato, "um valor em si". É pena que Gilbertinho, como o ministro é chamado na intimidade, não tenha se dado conta disso no instante em que Gilberto Kassab desrespeitava a institucionalidade partidária para fortalecer o consórcio governista com a criação do neo-aliado PSD. O ministro insinua que há oportunistas demais na praça. Melhor concordar. Não convém discutir com especialistas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.