Mensalão: prazo para recursos vai até 2 de maio
Para os 25 condenados do mensalão, sobretudo a dúzia de sentenciados à pena e prisão, o tempo tornou-se uma besta-fera onipresente. Ela olha os encrencados no espelho na hora de escovar os dentes, toma café com eles, almoça e janta na mesma mesa. Que fará o tempo comigo, perguntam-se os torturados do relógio.
A partir desta sexta-feira (19), os mensaleiros e seus advogados passaram a cuidar não das horas, mas dos minutos. Foi ao Diário de Justiça, finalmente, um resumo do famigerado acórdão, documento que formaliza as decisão tomadas no julgamento. São 15 folhas. Podem ser lidas aqui, a partir da página 39. Na segunda (22), a peça será publicada em sua versão integral.
Na terça (23), começa a contar o prazo de dez dias concedido pelo Supremo para que os advogados recorram da sentença. Até 2 de maio, os embargos estarão no protocolo do STF. Depois que forem julgados, ocorrerá o que o juridiquês chama de "trânsito em julgado", fase em que não há mais como recorrer. Passa-se, então, à execução das sentenças.
Em entrevista concedida a correspondentes estrangeiros no mês passado, o ministro Joaquim Barbosa previra para julho o encerramento da novela. Será? Concluído em dezembro, o julgamento deveria ter sido convertido em acórdão 60 dias depois. Só agora vem à tona. Nesse ritmo, o julgamento dos recursos, que envolve debates, talvez submeta os condenados a um convívio mais prolongado com a besta-fera do tempo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.