Topo

Josias de Souza

Mensalão: prazo para recursos vai até 2 de maio

Josias de Souza

19/04/2013 17h27

Para os 25 condenados do mensalão, sobretudo a dúzia de sentenciados à pena e prisão, o tempo tornou-se uma besta-fera onipresente. Ela olha os encrencados no espelho na hora de escovar os dentes, toma café com eles, almoça e janta na mesma mesa. Que fará o tempo comigo, perguntam-se os torturados do relógio.

A partir desta sexta-feira (19), os mensaleiros e seus advogados passaram a cuidar não das horas, mas dos minutos. Foi ao Diário de Justiça, finalmente, um resumo do famigerado acórdão, documento que formaliza as decisão tomadas no julgamento. São 15 folhas. Podem ser lidas aqui, a partir da página 39. Na segunda (22), a peça será publicada em sua versão integral.

Na terça (23), começa a contar o prazo de dez dias concedido pelo Supremo para que os advogados recorram da sentença. Até 2 de maio, os embargos estarão no protocolo do STF. Depois que forem julgados, ocorrerá o que o juridiquês chama de "trânsito em julgado", fase em que não há mais como recorrer. Passa-se, então, à execução das sentenças.

Em entrevista concedida a correspondentes estrangeiros no mês passado, o ministro Joaquim Barbosa previra para julho o encerramento da novela. Será? Concluído em dezembro, o julgamento deveria ter sido convertido em acórdão 60 dias depois. Só agora vem à tona. Nesse ritmo, o julgamento dos recursos, que envolve debates, talvez submeta os condenados a um convívio mais prolongado com a besta-fera do tempo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.