Topo

Josias de Souza

‘Não penso em me aposentar nunca’, diz Sarney

Josias de Souza

22/04/2013 16h15

Em entrevista ao diário maranhense 'O Imparcial', José Sarney fez duas ameaças: Numa, disse que jamais vestirá o pijama: "Não penso em me aposentar nunca. Até o fim da minha vida, trabalharei todos os dias nas duas vertentes que constituí na minha vida: a política e a literatura." Noutra, informou que as prateleiras e prensas não perdem por esperar: "Não abandonarei a poesia, a ficção e o jornalismo."

Embora refugue o pijama, Sarney não enjeita as pensões. Hoje, já recebe, além do contracheque de senador, duas aposentadorias –uma como ex-governador, outra como ex-servidor do Tribunal de Justiça do Maranhão. Tudo somado, dá mais de R$ 50 mil por mês.

Afora as ameaças, a entrevista com o morubixaba do PMDB traz uma revelação: Sarney foi o melhor presidente da República que Sarney já conheceu. Disse coisas assim: "Os estudiosos da história recente da democracia no mundo ressaltam que a mudança mais profunda feita no Brasil foi a realizada durante o meu Governo."

Ou assim: "Esse período [pós-Sarney] foi de absoluta tranquilidade institucional, o que possibilitou que o Brasil passasse a ser a sexta economia mundial e fizesse uma melhor distribuição de renda, tornando o país mais justo. Recordo que todas essas conquistas começaram durante o meu governo."

Evocando Rui Barbosa, Sarney chamou Sarney de estadista: "Tenho a consciência, como estadista, de que não plantei couve, mas sim carvalho." O barulhinho que se ouve ao fundo é o ruído do doutor Rui se revirando na tumba.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.