Topo

Josias de Souza

Aécio:Dilma fez ‘viagem à ilha da fantasia’ na TV

Josias de Souza

01/05/2013 23h36

.

Seguindo a praxe, Dilma Rousseff aproveitou o 1º de maio para levar o rosto à vitrine eletrônica. O senador Aécio Neves, presidenciável do PSDB, enxergou um quê de 2014 na aparição da futura rival. Disse que "a presidente utilizou, mais uma vez, de forma indevida, a cadeia nacional de rádio e TV para fazer campanha eleitoral em um balanço tendencioso do seu governo."

Irônico, Aécio disse que "esse deve ter sido o presente da presidente Dilma aos trabalhadores brasileiros no seu dia: uma viagem de 10 minutos à ilha da fantasia." Para o senador tucano, Dilma "finge não perceber que a inflação voltou a assombrar a mesa do trabalhador, e ignora a realidade do pífio crescimento do país".

Dilma mencionou a inflação uma única vez. Ainda assim, na rabeira de um trecho em que jactou-se de podar tributos e contrariar interesses graúdos: "Este governo vai continuar sua luta firme pela redução de impostos e pela diminuição dos custos para o produtor e consumidor, mesmo que tenha que enfrentar interesses poderosos. É mais do que óbvio que um governo que age assim e uma presidenta que pensa desta maneira não vão descuidar nunca do controle da inflação."

No último dado oficial divulgado pelo IBGE, há três semanas, a inflação acumulada em 12 meses bateu em 6,59%. A meta oficial do governo é de 4,5% de inflação ao ano, com margem de tolerância de dois pontos. No miolo do pronunciamento, Dilma desfiou indicadores positivos sobre emprego e renda. Afirmou que "nada ameaça" conquistas como os aumentos reais de salário e o crescimento do poder de compra. "Não abandonaremos jamais os pilares da nossa política econômica, que tem por base o crescimento sustentado e a estabilidade". Em 2012, o PIB brasileiro estagnou. Segundo o IBGE, a taxa foi de ridículos 0,9%.

De resto, Dilma aproveitou o discurso para reiterar sua determinacão de destinar 100% da receita dos royalties do petróleo para a área da educação. Informou ter reenviado ao Congresso projeto nesse sentido. Na véspera, antecipando-se a Dilma, o governador pernambucano Eduardo Campos, outro provável antagonista da presidente, sancionara com pompa a lei estadual que concentra os dividendos petrolíferos na educação.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.