Topo

Josias de Souza

Lula enche os bolsos para falar muito bem de si

Josias de Souza

14/05/2013 06h48

Lula ganha dinheiro de empresas para fazer 'autocríticas' a favor de si mesmo

Lula compareceu na noite passada ao lançamento do livro "10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma". Pretendia ficar quieto. Ao defrontar-se com o microfone, não se conteve. Falou pelos cotovelos, como se diz. Com atraso de dois meses, comentou notícia sobre as viagens que fez ao exterior a soldo de empreiteiras.

"Eu não sou lobista, não sou conferencista, não sou consultor. A única coisa que eu sou é um divulgador das coisas que eu fiz neste governo. E o pessoal talvez fique preocupado porque eu cobro caro e não digo quanto cobro." Sem mencionar-lhe o nome, fez troça de FHC: "Se as pessoas pagam para ouvir um governante fracassado, têm que pagar mais para ouvir um bem-sucedido. Se quiserem saber quanto que eu cobro, me contratem. Na hora da assinatura, fica sabendo."

Informou também por que não cogita escrever suas memórias. "Nenhum presidente pode escrever um livro de verdade, porque não pode contar tudo o que aconteceu nas relações dele no mandato presidencial, as conversas com os chefes de Estado, as reuniões ministeriais. […] Então, seria uma biografia meia-boca, daquelas [do tipo] 'eu me amo', só com virtude e sem defeito."

Como se vê, Lula evoluiu muito. Na Presidência, achava que era Deus. Fora dela, tem certeza. Acima do bem e do mal, avalia que não deve nada a ninguém. Muito menos explições. Autocrítica? Se pagarem muito bem, ele faz. Mas só a favor, que das outras cuidam os amigos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.