Topo

Josias de Souza

Planalto testa novamente a fidelidade de aliados

Josias de Souza

27/05/2013 05h48

O governo começa a envelhecer no dia em que, lançando mão do seu potencial de sedução, convida os aliados para uma votação crucial no Congresso e se vê abandonado no plenário. Neste início de semana, a fidelidade do condomínio governista será submetida novamente a teste na Câmara.

Em plena segunda-feira, dia de quórum miúdo, vão a voto em sessão noturna duas medidas provisórias que Dilma Rousseff considera preciosas. Uma inclui empresas de 16 setores da economia na política de corte de impostos cobrados sobre a folha de pagamento. Outra tem a ver que a redução no preço das contas de luz.

Ambas perdem a validade em 3 de junho. Precisam ser aprovadas nesta segunda, para assegurar que cheguem no Senado pelo menos sete dias antes de expirar, como passou a exigir o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). As duas MPs deveriam ter sido apreciadas na quarta (22) da semana passada. Porém…

A oposição bloqueou a sessão. Exige que seja incluído na pauta um projeto de lei que extingue a taxa de 10% do FGTS cobrada dos empregadores nos casos de demissão. O Planalto poderia ter ligado o trator. Mas os aliados negaram-se a fornecer o combustível dos seus votos, forçando o adiamento. Daí a sangria desatada desta segunda-feira.

Coordenadora política de Dilma, a ministra Ideli Salvatti passou o final de semana lembrando aos aliados que o governo espera que sejam fieis. Em dois anos e meio de governo, os Galileus do Planalto ainda não descobriram que o que move o governismo no Legislativo não são os princípios nem os fins. São os meio$.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.