Topo

Josias de Souza

Pena para menores pode subir de 3 para 8 anos

Josias de Souza

28/05/2013 19h26

A Câmara criou uma comissão especial para elaborar proposta de elevação das penas impostas a menores infratores. O relator será o deputado Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB. Vão a debate no colegiado 18 projetos que já tramitavam na Câmara. Nenhum deles sugere a redução da maioridade penal. Tratam do tamanho do castigo a que estão sujeitos os criminosos com menos de 18 anos.

Deseja-se sobretudo alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, no trecho que fixa em três anos o prazo máximo de recolhimento dos menores sujeitos às chamadas "medidas sócio-educativas". Uma das hipóteses sob análise, é a de elevar a pena para até oito anos de recolhimento para os crimes mais graves –homicídio e estupro, por exemplo.

Assina um dos projetos submetidos à análise da comissão a deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que encampou proposta levada ao Congresso no mês passado pelo governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ele tomou a iniciativa depois que um jovem foi assassinado defronte do seu prédio por um "menor" que completaria 18 anos dali a três dias.

Se a pena de oito anos estivesse em vigor, esse criminoso poderia permenecer fora de circulação até completar 26 anos. Criada a comissão e escolhido o relator, resta a indicação dos representantes dos partidos para que a comissão comece a funcionar. Aqui, mais detalhes sobre os projetos que servem de matéria prima para o debate.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.