Topo

Josias de Souza

Argentina inicia segunda fase de ‘congelamento’

Josias de Souza

31/05/2013 17h47

Deflagrada em fevereiro, a política de congelamento de preços da Argentina entra em sua segunda fase neste sábado (1º).  Foram ao freezer os preços de 500 produtos comercializados em 11 redes de supermercados. No total, são 1.150 estabelecimentos em 50 cidades.

A lista deveria privilegiar os gêneros de primeira necessidade. Porém, traz até bebida alcoólica –16 marcas de vinho, cinco de cervejas, por exemplo. Anota 16 tipos de cremes de beleza. Leite? Só duas marcas. Farinha de trigo? Duas. Frutas? maçãs e laranjas. Numa palavra: falta nexo.

O governo da companheira Cristina Kirchner convidou os movimentos sociais a atuarem como fiscais da presidente. O Brasil pré-Real já viu esse filme. O final não é feliz. Aqui também houve quem se dispusesse a atuar como 'fiscal do Sarney'. Lá, como cá, se tudo continuar assim, o governo acaba tendo que apelar para a competência. O diabo é que demora.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.