Topo

Josias de Souza

Eduardo sobre pressões: ‘bom cabrito não berra’

Josias de Souza

08/06/2013 04h30

Nas grandes pressões, o poder opressor usa de todos os meios para dominar. Imagina-se que pela violência, pelo cansaço ou pelas vantagen$ o filho pródigo acabará persuadido a retornar e a partilhar do vitelo gordo. Sob pena de ser comido no lugar do vitelo, mesmo que esteja magro.

De passagem por Brasília, Eduardo Campos disse aos correligionários que os empurrões do petismo não vão retirá-lo do raia presidencial. A repórter Vera Rosa conta que o mandarim do PSB disse ter escolhido para si o o papel de "bom cabrito", aquele que "não berra".

Um dos presentes disse que o Planalto segue os passos de Eduardo com lupa. E o presidenciável, em timbre viperino: "Eles se preocupam mais comigo, que sou aliado, do que com o Aécio" Neves, presidenciável do PSDB

Eduardo vinha de uma reunião no Planalto. Discutira com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) detalhes do esquema de segurança a ser adotado na Copa das Confederações. Dilma encontrava-se em palácio. E não esboçou o desejo de receber o visitante. Prefere asfixiá-lo politicamente.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.