Topo

Josias de Souza

José Anibal: ‘Não reconheço autoridade de Afif’

Josias de Souza

10/06/2013 19h23

Secretário de Energia do governo de São Paulo, o tucano José Aníbal pediu licença do cargo até quinta-feira. Em entrevista ao blog, ele disse que fez isso porque considera "imoral" a interinidade de Guilherme Afif Domingos (PSD). "Que autoridade vou reconheceu nele como governador de São Paulo, sendo ministro do governo Dilma? Não reconheço!" Vai abaixo a entrevista:

— Por que pediu licença do cargo de secretário de Energia de São Paulo? Pedi licença por achar que esse cidadão perdeu uma grande oportunidade de contribuir para a evolução dos usos e costumes da política. A questão não é jurídica. É um problema político. Acho essa interinidade dele imoral.

— Guilherme Afif diz que a lei o ampara. Em artigo, o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes, endossou esse ponto de vista. Os argumentos não o sensibilizam? Insisto: essa não é uma questão jurídica. Por mais que o Aloysio seja contundente na defesa da posição do Afif, isso não me impede de constatar que estamos diante de uma imoralidade. Não estou falando em cassação. Estou dizendo que o gesto do Afif é imoral. Acho que ele está rindo de nós.

— Acha que, ao assumir o ministério oferecido por Dilma Rousseff, ele deveria ter renunciado ao mandato de vice-governador? Não. Acho que ele poderia até manter o mandato. Mas deveria ter a compostura de deixar muito claramente o seguinte: 'enquanto durar minha permanência no ministério, eu me sinto impedido de assumir o governo de São Paulo'.

— Eleito vice pelo DEM, na chapa de um governador do PSDB, Guilherme Afif mudou-se para o PSD. Depois, assumiu um ministério na gestão petista. Agora, é interino de um governador tucano. Esse vaivém sinaliza o quê? Isso tudo sinaliza para o eleitorado que, para alguns, vale tudo na política. Sinaliza que os políticos só se preocupam com eles mesmos, que estão pouco se lixando para o eleitor. Pior do que isso: é como se estivéssemos, cinicamente, desdenhando do eleitor. Eu não poderia me omitir numa situação como essa.

— Acha que não conseguiria despachar com o governador interino? Imagina! Que autoridade vou reconheceu nele como governador de São Paulo, sendo ministro do governo Dilma? Não reconheço!

— Retornará ao cargo na quinta-feira, com a volta de Geraldo Alckmin de Paris? Sim, volto na quinta-feira.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.