Topo

Josias de Souza

Requião a Kátia Abreu: ‘Como você é bobinha’

Josias de Souza

12/06/2013 18h23

Quando um quer, dois brigam. Quando dois querem, aí mesmo é que a borduna come. Os senadores Roberto Requião (PMDB-PR) e Kátia Abreu (PSD-TO) levaram suas desavenças do Senado para o cristal líquido.

Ambos discursaram da tribuna sobre os embates entre índios e proprietários rurais. Uma encrenca que ganhou as manchetes depois que o terena Oziel Gabriel morreu numa operação de reintegração de posse de terras conduzida pela Polícia Federal.

Da tribuna, Requião tomou as dores dos indígenas. "Matar índios faz parte dos usos  e costumes nacionais desde que Cabral aqui aportou. Era de se esperar que, com o passar dos tempos, com a civilização e refinamento de nossas elites fazendeiras, […] o velho costume de matar índios fosse superado."

Em resposta, Kátia pediu respeito. E rebateu: "As invasões de terras produtivas por grupos indígenas em todo o país é um movimento organizado de uma minoria radical contra os produtores agrícolas, levando instabilidade social ao campo."

Nesta quarta (12), a senadora voltou à carga no Twitter. Ciente da força do agronegócio no Paraná, Estado de Requião, ela prometeu: "Cada produtor rural que existir no Paraná vai receber em vídeo as palavras ofensivas do senador Requião contra a agropecuária."

Kátia Abreu acrescentou: "Chamou produtores de escravocratas e assassinos de índios. Nos classificou como elite atrasada. Os produtores do Paraná e do Brasil não merecem."

Também no Twitter, Requião tratou a contendora com menoscabo: "Como você é bobinha." Quanto à distribuição do discurso na tribo fazendeira, ironizou: "Basta dar o endereço de minha página, esta lá, e tem muito mais. Obrigado pela divulgação, mande teu vídeo que divulgo também." O pronunciamento da senadora encontra-se disponível na página da CNA.

Nesta quinta (13), o PT realiza em Curitiba, aldeia de Requião, um dos seus seminários festivos sobre os dez anos de poder. O evento será estrelado por Lula e Dilma Rousseff. Requião fez piada: "Soube que Kátia Abreu vai expor a política dos índios no seminário do PT em Curitiba. Puxa, que legal."

O episódio expõe de maneira exemplar os efeitos da longevidade do petismo no Planalto. Pequena em 2003, a tribo dos aliados tornou-se gigantesca com o passar do tempo. Tão gigantesca que Roberto Requião e Kátia Abreu tornaram-se, por assim dizer, variações étnicas de uma mesma aldeia.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.