Topo

Josias de Souza

Aécio e Eduardo Campos marcam um almoço

Josias de Souza

13/06/2013 18h30

Os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) marcaram um almoço para o próximo dia 24, uma segunda-feira. Vão dividir o feijão com arroz num instante em que a conjuntura reforça a impressão de que o projeto de um se alimenta da pretensão do outro. Aécio precisa de Eduardo para empurrar a disputa de 2014 para o segundo turno. E vice-versa.

O repasto ocorrerá em Pernambuco. Aécio chegará ao Estado governado por Eduardo na véspera. Na noite de domingo (23), guiado pelo deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE), Aécio desfilará seu figurino de candidato na festa de São João da cidade de Caruaru. O amigo Eduardo cogitou acompanhá-lo. Mas será o anfitrião de um jogo da Copa das Confederações no mesmo dia, em Recife.

De Pernambuco, Aécio voará para a cidade paraibana de Campina Grande, que disputa com Caruaru o título de maior São João do país. Ali, seu abre-alas será o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), hoje senador. Com antecedência de mais de um ano, o antagonista tucano de Dilma já tem cara de candidato, discurso de candidato e, agora, cumpre agenda de candidato. Na era pós-FHC, o PSDB jamais descera ao asfalto com semelhante antecedência.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.