Topo

Josias de Souza

SP: Uma criança de 5 anos teria evitado o pior

Josias de Souza

14/06/2013 19h32

 

Nada exige mais perícia do ser humano do que o enchimento de balões. O segredo está em descobrir o ponto exato que antecede a ruptura dos balões, o momento em que um sopro a mais fará o balão explodir. O vídeo acima, captado pela equipe do Estadão, mostra que os protestos de rua de São Paulo tiveram o seu momento-balão-de-festa-infantil. Faltou na cena uma criança de 5 anos.

A coisa ocorreu na esquina da Consolação com a Maria Antônia. O oficial que comandava a PM, tenente-coronel Ben Hur Junqueira Neto, abriu diálogo com um dos líderes do protesto. O rapaz informou o trajeto que os manifestantes planejavam percorrer. "A manifestação está pacífica e nós não temos intenção de quebrar nada", ele disse. E o oficial Ben Hur (que nome!): "Pra mim, sem problema, se continuar desse jeito. Dessa vez, tá de parabéns."

Aguardava-se pela chegada de outro líder do movimento para sacramentar o acordo. Os revoltosos evitariam a Avenida Paulista. E a PM guardaria suas balas de borracha e suas bombas de gás. Súbito, a tropa de choque começou a se posicionar defronte da rapaziada. Ouviu-se ao fundo um coro: "Sem violência, sem violência…"

Uma criança de 5 anos teria aconselhado aos negociadores: "Senhores, não respirem! Um hálito a mais e o balão arrebenta." Sem esse assessoramento especializado, o tenente-coronel Ben Hur pediu aos interlocutores que aguardassem no local. Absteve-se, porém, de ordenar à tropa que recuasse. Deu no pé, como se diz. E o balão estourou. Adultos não combinam com balões. Só descobrem o ponto exato que antecede o estouro quando não adianta mais nada. Faltou a sensibilidade de uma criança de 5 anos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.