Topo

Josias de Souza

Regina Duarte vira musa da revolta dos R$ 0,20

Josias de Souza

15/06/2013 07h25

O site Tarifa Zero, uma das janelas que difundem na internet os princípios do MPL (Movimento Passe Livre), veiculou um vídeo estrelado por Regina Duarte. Na peça, ela aparece como uma espécie de precurssora da sublevação urbana contra o aumento de R$ 0,20 na tarifa dos transportes públicos de São Paulo e do Rio.

Sob a pele de Chiquinha Gonzaga, a atriz protagonizou, na célebre minissérie da TV Globo, a "Revolta do Vintém" —movimento que se opôs, na década de 1880, à elevação do preço da passagem de bonde no Rio.

A coisa terminou em quebra-quebra e repressão policial. E desembocou num movimento de objetivos mais ambiciosos:  a abolição da escravatura e a proclamação da República. Além das roupas de época, dois detalhes diferenciam a cena antiga da atual: sem internet, os revoltosos de outrora tinham de usar panfletos para convocar suas manifestações. Sem balas de borracha, a polícia atirava pra matar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.