Topo

Josias de Souza

Após reuniões com Lula, Dilma e PT buscam aproximação com manifestantes e sua pauta

Josias de Souza

20/06/2013 06h10

Líder de uma época em que a mobilização de pessoas exigia panfletos, carro de som e microfone, Lula declara-se impressionado com os protestos que nascem no ambiente virtual das redes sociais e levam multidões às ruas do país há 13 dias. Acha que o governo de Dilma Rousseff e o PT precisam entender urgentemente o que se passa. Sob pena de sofrer prejuízos eleitorais.

A reação de Dilma e do petismo às últimas novidades foi esboçada em reunião com Lula. O primeiro passo foi convencer o prefeito petista de São Paulo, Fernando Haddad, a revogar o aumento de R$ 0,20 na passagem de ônibus. Algo que foi arrancado a fórceps. De resto, sob influência do marqueteiro João Santana, Lula e Dilma concluíram que a estratégia precisa incluir pelo menos três providências:

1. A legitimidade do movimento: Dilma, seus auxiliares e o PT irão repisar a mais não poder o discurso que atribui legitimidade aos protestos, enaltece os manifestantes, condena a minoria do quebra-quebra e critica os excessos da polícia. Avalia-se que, nessa matéria, ninguém terá mais autoridade do que a ex-torturada Dilma para falar em nome da geração que combateu a ditadura para que a rapaziada pudesse agora frequentar o asfalto sem ser reprimida.

2. O governo como solução: pretende-se vender a tese segundo a qual a onda de protestos é consequência dos êxitos do governo, não o contrário. Nessa versão, as faixas e os slogans das manifestações exigem mais do Estado porque os dez anos de Lula e Dilma no poder produziram um Brasil inteiramente novo.

Os milhões de brasileiros içados à classe média, os jovens pobres nas universidades e a elevação da taxa de emprego formal permitem que a sociedade agora exija mais. E o governo se dispõe a entregar. Nesse ponto, o que estraga as intenções são os fatos. O grosso do que o petismo se jacta de ter realizado é associado a Lula. Sob Dilma, entregou-se PIB miúdo e inflação graúda. Uma combinação ajuda a eletrificação do asfalto e desafia a popularidade da presidente.

3. Nova agenda: Concluiu-se que, sem perder a atenção da clientela do Bolsa Família, o governo precisa levar a classe média ao seu radar. Na avaliação de Lula e Cia. é esse pedaço da sociedade que está nas ruas. Para dar vazão às reivindicações, o governo teria de construir uma agenda nova. De novo, a intenção esbarra no fato.

Tomada pelos cartazes, a multidão pede que o "padrão Fifa" dos estádios –muito dinheiro e cronogramas rígidos— seja levado aos serviços públicos, a começar por duas áreas: saúde e educação. Uma agenda que traz no topo escolas e hospitais não pode ser chamada de "nova". De resto, para prover o que a turba pede, Dilma teria de dispor de uma folga orçamentária que não existe.

Lula e Dilma acertaram os ponteiros na terça-feira (18). Reuniram-se em São Paulo. Presentes, além da dupla, o marqueteiro João Santana; o presidente do PT, Rui Falcão; e o ministro Aloizio Mercadante (Educação), provável futuro coordenador do comitê reeleitoral de 2014.

Afora as providências que dependem do governo, há tarefas para o partido. Lula deseja que a militância do PT se achegue aos protestos de rua e a grupos como o agora notório Movimento Passe Livre. Ele fez essa mesma recomendação à turma da CUT. O diabo é que uma das marcas dos protestos da era do Facebook é a hostilidade da rapaziada a qualquer porta-bandeira partidário. Partidários do PSTU, do PCO e do PSOL foram constrangidos a enrolar as suas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.