Topo

Josias de Souza

Datafolha: corrupção é principal razão da raiva

Josias de Souza

21/06/2013 20h20

O Datafolha enviou seus pesquisadores ao coração do protesto que ganhou as ruas de São Paulo nesta quinta-feira. Descobriu que metade dos dos manifestantes trocou o sofá pelo asfalto para expressar sua aversão à corrupção.

A redução na tarifa dos transportes mobilizou 32%. A contrariedade com os políticos, 27%. Melhoria na qualidade dos transportes, 19%. Contra a PEC 37, que tira poder do Ministério Público, 16%. Dá mais de 100%. Por quê? Os entrevistados puderam citar mais de uma causa.

Somando-se os 50% anti-corrupção com os 27% irritados com os políticos, chega-se a 87%. O percentual passa um recado eloquente. Executivos e legisladores vivem em ambientes fantásticos, num país imaginário, muito diferente da nação que desceu ao meio-fio.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.