Topo

Josias de Souza

PMDB discute fechar questão contra a PEC-37

Josias de Souza

22/06/2013 13h05

O PMDB reúne sua Executiva nacional na próxima terça-feira (25). Os protestos que enchem as ruas do país há duas semanas enfiaram para dentro dessa reunião um tema que não estava na pauta: a PEC 37, aquela proposta de emenda à Constituição que concede às polícias fedeal e civil o monopólio das investigações criminais, retirando essa atribuição do Ministério Público.

Membro da Executiva do PMDB federal, Geddel Vieira Lima formalizará uma proposta para que o partido aprove o "fechamento de questão" contra a PEC-37. Se prevaler, a ideia obrigará as bancadas do PMDB na Câmara e no Senado a votar contra a emenda, sob pena de amargar punições. Ex-ministro de Lula e atual vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel associa seu gesto ao asfalto:

"Temos um movimento que leva mais de 1 milhão de pessoas às ruas. Uma das pautas dos manifestantes é o combate à corrupção. É nesse bojo que está colocada a PEC-37. Entendo que o PMDB tem uma oportunidade para demonstrar que está de fato ouvindo as ruas. Por isso vou propor à Executiva o fechamento de questão contra essa PEC-37."

Acha que a proposta será bem recebida? "Não estou preocupado com isso. Numa hora dessas, cada um tem de assumir suas responsabilidades. Temos nossa representação no Congresso. Somos representantes da população. Se não formos capazes de ouvir o que está sendo dito com tanta clareza pelas ruas é melhor fechar as portas."

Marcada para quarta-feira (26), a votação da PEC 37 foi adiada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Reunidos num grupo de trabalho, procuradores da República, promotores e delegados federais e civis não conseguiram se entender. Henrique se reunirá com os dois lados na próxima semana. Com ou sem acordo, pretende levar a emenda a voto no dia 3 de julho.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.