Topo

Josias de Souza

Procuradoria pede no TSE ‘multa’ contra Aécio

Josias de Souza

25/06/2013 18h07

.

Sandra Cureau, vice-procuradora-geral eleitoral, protocolou no TSE, nesta terça (25), uma representação contra Aécio Neves. Pede ao tribunal que multe o presidenciável do PSDB por ter feito "propaganda eleitoral antecipada" ao exibir-se, em 23 de maio, no Programa do Ratinho, do SBT.

Pela lei, candidatos só podem propagandear suas pretensões eleitorais a partir do dia 5 de julho do ano da eleição. Propaganda feita antes desse prazo sujeita o infrator ao pagamento de multas de R$ 5 mil a R$ 25 mil. Além de Aécio, a Procuradoria pede que seja multado o apresentador Ratinho –no valor máximo.

Para Sandra Cureau, Ratinho não entrevistou Aécio, mas converteu seu programa em palanque eletrônico do candidato não declarado do PSDB. Durante a suposta entrevista, Aécio farejou a perspectiva de encrenca: "Não tem candidato, né Ratinho? Senão eu e você levamos uma multa." E o apresentador: "Não tem candidato, não. Aliás, eu vou ser candidato. Mas eu queria ser candidato a rei. Não tem reinado? Queria mandar sozinho. Não queria mandar com o Congresso."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.