Topo

Josias de Souza

Dilma 'tá muito tranquila’, diz ministro. Hã, hã...

Josias de Souza

29/06/2013 20h15

Dilma Rousseff reuniu-se com três ministros no Alvorada. Recebeu Aloizio Mercadante, Paulo Bernardo e Helena Chagas. Conversaram contra um pano de fundo salpicado com os dados do Datafolha. A popularidade da presidente despencou 27 pontos em três semanas. A taxa de intenção de votos ruiu 21 pontos.

Se a eleição fosse hoje, a ex-favorita Dilma (30%) iria ao segundo turno com Marina Silva (23%). Aécio Neves chegaria em terceiro (17%). Eduardo Campos seguraria a lanterna (7%). Fica claro que o jogo recomeçou. À saída da residência oficial de Dilma, o ministro Paulo Bernardo disse duas coisas:

1. "A presidente tá muito tranquila, calma. Reconhece que tem uma mudança e acha que o remédio para isso é nós trabalharmos bastante. E já estamos trabalhando."

2. "Todo mundo sabe que as manifestações não foram feitas contra o governo. Houve toda uma pauta de reivindicações". Ele intui que outros governos serão afetados.

Dilma tranquila? Hã, hã… Quem conhece a fera sabe que o companheiro Bernardo fala sério. Governo não foi alvo? Hummm! Como conselheiro da presidente, o ministro das Comunicações revela-se o pior tipo de cego: o que não quer ouvir.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.