Topo

Josias de Souza

Dilma lança o plano de importação de médicos

Josias de Souza

08/07/2013 07h06

Alheia aos protestos de entidades médicas, Dilma Rousseff formaliza nesta segunda (8) o lançamento do programa 'Mais Médicos para o Brasil'. A partir do diagnóstico de que faltam médicos no Brasil, prevê a importação de profissionais para trabalhar em unidades do SUS assentadas em cidades do interior e na periferia das regiões metropolitanas. O Conselho Federal de Medicina contra-argumenta: faltam ao SUS estrutura, equipamentos e medicamentos, não médicos.

Segundo o ministro Alexandre Padilha (Saúde), o governo dará preferência aos médicos vindos de Portugal e da Espanha. Desistiu de firmar convênio com o governo de Cuba. Prefere contratar os médicos individualmente. Eles serão liberados de fazer o 'Revalida', teste que a lei brasileira impõe aos profissionais formados no exterior. Para as entidades médicas, a dispensa do teste é absurda. Ameaçam recorrer à Justiça.

Dilma vacionou-se contra a pregação dos médicos brasileiros em 24 de junho. Nesse dia, ela inclui o 'Mais Médicos' no rol de pactos que propôs a governadores e prefeitos em resposta à revolta das ruas. Ao discursar, disse que os médicos brasileiros terão prioridade. Os estrangeiros só irão às vagas refugadas.

O anúncio de Dilma coincide com o início de mais uma "marcha" de prefeitos sobre Brasília. Coisa organizada pela CNP (Confederação Nacional de Prefeitos). Outra entidade, a Frente Nacional de Prefeitos, será representada na solenidade do Planato pelo seu presidente, José Fortunatti (PDT), atual prefeito de Porto Alegre.

Além de Dilma e Padilha, vai ao microfone no Planalto o ministro Aloizio Mercadante (Educação).  Por quê? O programa inclui a abertura, até 2017, de 11.400 vagas em cursos de graduação de médico e de 12.400 vagas de médicos residentes em hospitais universitários.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.