Topo

Josias de Souza

Dilma promete tornar semiárido área produtiva

Josias de Souza

15/07/2013 17h07

Dilma Rousseff ainda carrega muita cartas na manga. Só os oposicionistas, caçadores de maus presságios, e os governistas, que reclamam uma reação vigorosa, não perceberam. Nesta segunda-feira (15), a presidenta foi ao rádio decidida a silenciar uns e outros.

Brandindo dois planos anunciados recentemente —o Plano Safra do Semiárido e o Plano Safra da Agricultura familiar—, Dilma usou seu programa radiofônico semanal para semear esperanças:

"Nós queremos e temos certeza que podemos tornar o semiárido uma região produtiva, gerando trabalho e renda para os agricultores o ano inteiro. As populações que vivem nas regiões semiáridas do nosso país não podem ficar condenadas a sofrer perdas e passar tantas dificuldades a cada estiagem. […] Estamos criando as condições para o semiárido nordestino conviver de fato com a seca."

Quer dizer: a promessa anterior —a irrigação farta da transposição do Rio São Francisco— ainda não se materializou. Mas Dilma, com sua prodigalidade discursiva, já promete até safra sem chuva. Água não tem. Mas logo, logo as ruas providenciarão mais alguns trovões e raios que os partam.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.