Topo

Josias de Souza

Serra sugeriu acordo em licitação, anota e-mail

Josias de Souza

08/08/2013 07h49

No Brasil, os escândalos são regidos por uma lógica mais antiga do que a primeira missa. Começam em tocas subterrâneas, e percorrem os túneis restritos que levam ao topo dos organogramas. De raro em raro, ganham as calçadas. Chegam acompanhadas de muito 'ooohhhh…' e 'quem diria!!!'

Os repórteres Flávio Ferreira, Catia Seabra e Julianna Sofia içaram à superfície uma mensagem eletrônica tóxica. Coisa de 2008. No texto, um diretor da Siemens informa aos seus superiores que o próprio governador de São Paulo recomendou que a empresa fizesse com seus concorrentes um acerto por baixo dos panos numa licitação para aquisição de 40 trens.

O governador chamava-se José Serra. Ouvido, ele disse que não teve encontro com o diretor da Siemens. E sustentou que a licitação foi regular. Leia os detalhes aqui e aqui. Encontram-se debruçados sobre o caso o Cade, a PF e o Ministério Público. Dispõem de mão de obra e de matéria prima. Para que a cena fique completa, faltam as respostas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.