Topo

Josias de Souza

Sitiada no Congresso, Dilma abre as torneira$

Josias de Souza

19/08/2013 06h55

Todos os países do mundo são difíceis de governar. Só no Brasil a governabilidade parece impossível. Sob Dilma Rousseff, o Planalto passou dois anos e meio tratando a pontapés os partidos que integram o condomínio governista. Súbito, as ruas tomaram metade da popularidade da doutora. Com sede de vingança, os aliados encostaram duas facas na jugular da presidenta: o rito relâmpago de análise de vetos e o orçamento impositivo.

Sitiada, madame mandou abrir as torneira$ das emendas orçamentárias. Neste mês de agosto, a base aliciada receberá mimos de R$ 1,2 bilhão. Num único mês, atinge-se quase o mesmo volume de liberações dos sete meses anteriores: R$ 1,4 milhão. A coisa flui meio na galega, como se diz. Depois ninguém sabe explicar por que o dinheiro continua saindo pelo ladrão.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.