Topo

Josias de Souza

Cid terá que detalhar caviargate à Assembleia

Josias de Souza

23/08/2013 02h25

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta (22) requerimento que obriga o governador Cid Gomes (PSB) a fornecer em 30 dias detalhes sobre o caviargate, um escândalo de comida que ameaça comer os responsáveis.

Deve-se a iniciativa do requerimento ao deputado Heitor Férrer (PDT), um opositor que faz barulho em torno do contrato firmado pela administração de Cid Gomes com um serviço de buffet. Coisa de R$ 3,4 milhões só para o gabinete do governador.

Divulgado no início do mês, o contrato prevê o fornecimento de refeições refinadas, com ingredientes tais como caviar, escargot, bacalhau, salmão, presunto de Parma, trufas e pães exóticos.

O documento aprovado pelos deputados estaduais pergunta: quantos e quais foram os eventos realizados durante a execução do contrato?; em que localidades ocorreram os eventos com cardápio fino?; qual a motivação de cada evento?; quanto custou cada evento?

Na segunda-feira (19), Cid ironizara a plataforma culinária dos opositores: "Posso até tirar os pratos exóticos do buffet. Aliás, vou fazer isso. Se querem demagogia, vou mandar retirar coisas exóticas desse cardápio. Tudo o que for com nome francês, com nome inglês e com nome russo vai sair. Vai ficar só nome em português."

Decorridos três dias, a Assembleia atravessou o requerimento indigesto na traqueia do governador. Curiosamente, a maioria governista fingiu-se de morta. Fingiu tão bem que permitiu a aprovação de um segundo requerimento do deputado Férrer.

Nesse documento, requisitam-se dados sobre gastos com passagens aéreas e aluguel de aviões. Além das cifras, o requerimento pede o nome de quem solicitou as viagens, de quem voou, o destino e o objetivo de cada deslocamento. Considerando-se o histórico de Cid Gomes, esse debate aéreo promete.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.