Topo

Josias de Souza

PDT evita Dilma, refuga Aécio e ri para Eduardo

Josias de Souza

23/08/2013 21h18

O comando do PDT reuniu-se em Brasília para discutir a conjuntura. O partido frequenta o balcão de 2014 com 44 segundos de propaganda no rádio e na tevê. E pretende valorizar a mercadoria. Embora controle o Ministério do Trabalho, evita assumir compromissos com Dilma.

Ouça-se o cacique Carlos Lupi: "Fomos os primeiros a declarar o apoio a Dilma em 2010 e isso nos deu a responsabilidade de estar hoje no governo. O momento é outro hoje e ainda não definimos. Queremos avançar mais pela esquerda, questionamos a política na área econômica. Não estou dizendo que não está bom, mas tem que avançar mais."

Dois dias depois de jantar com o presidenciável tucano, Lupi deu a entender que Aécio Neves desperdiçou o tempo e o feijão com arroz. "Aécio é meu amigo pessoal, meu problema é com o partido. Não dá para ter um caminho mais à direita do que temos hoje."

O nome que encanta Lupi é o do governador de Pernambuco, opção presidencial do PSB: "Somos aliados do Eduardo [Campos], ele está no nosso campo de ação. Tenho mantido contado com ele, tenho simpatia por ele, e ele ainda não definiu. Só vamos definir isso em 2014."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.