Dilma: perto do DOI-Codi, embaixada é o ‘céu’
Em visita ao Congresso, Dilma Rousseff despejou sobre gravadores e microfones uma declaração sobre a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil. Cenho crispado, refutou uma analogia construída pelo diplomata Eduardo Saboia, que organizou a retirada do antagonista de Evo Morales da embaixada brasileira em La Paz.
"Um governo age para proteger a vida", disse Dilma. "Nós não estamos em situação de exceção. Não há nenhuma similaridade. Eu estive no DOI-Codi, eu sei o que é o DOI-Codi. E asseguro a vocês que é tão distante o DOI-Codi da embaixada brasileira lá em La Paz como é distante o céu do inferno. Literalmente isso."
No domingo, abespinhado com a reação do Itamaraty, Saboia dissera: "Eu me sentia como se eu tivesse o DOI-Codi ao lado da minha sala de trabalho. É um confinamento prolongado sem perspectivas e sem um verdadeiro empenho para solucionar. Eu estive em Brasília duas vezes dizendo: 'olha, a situação está ruim'. Inclusive eu pedi para sair de La Paz porque eu disse: 'eu não vou compactuar com essa situação que atenta à dignidade da pessoa humana e também à honra do meu país'."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.