Topo

Josias de Souza

‘Político não merece um tratamento preferencial’

Josias de Souza

03/09/2013 15h02

Não bateu bem no STF a notícia de que o governo do Distrito Federal está reformando um centro penitenciário para prover instalações diferenciadas aos prisioneiros ilustres do regime semi-aberto –no julgamento do mensalão há 11 condenados nesse regime.

O ministro Marco Aurélio Mello diz que o sistema prisional brasileiro carece de melhorias. Mas não considera razoável que tais melhoramentos sejam feitos sob medida para os prisioneiros notórios.

"O político não merece, por ser político, um tratamento preferencial. O tratamento deve ser igualitário para todos os cidadãos. Não concebo que sejam construídos ou reformados [os presídios] só para abrigar políticos, até porque não há tantos políticos condenados assim."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.