SUS perdeu 12.697 leitos desde janeiro de 2010
Em janeiro 2010, o SUS oferecia em seus estabelecimentos 361 mil leitos hospitalares. No último mês de julho, os hospitais públicos dispunham de 348.303 leitos. Extraídos de um banco de dados do próprio Ministério da Saúde, esses números revelam que a clientela do sistema público de saúde perdeu 12.697 camas em três anos e meio.
As informações foram reunidas pelo Conselho Federal de Medicina e repassadas à Procuradoria-Geral da República nesta terça-feira. A entidade médica mantém um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Federal. Propôs a constituição de um grupo de trabalho para averiguar as causas do fenômeno.
De acordo com o conselho de medicina, as especialidades que mais perderam leitos foram psiquiatria, com redução de 7.449 vagas, e pediatria, com queda de 5.992 acomodações. Em números absolutos, as regiões Sudeste e Nordeste perderam mais leitos. No topo do ranking, o Rio de Janeiro perdeu 4.621. Minas perdeu 1.443. São Paulo, 1.315. No Maranhão, sumiram 1.113 leitos.
O conselho diz ter tomado o ano de 2010 como marco inicial para o estudo porque o governo informara que os números de períodos anteriores poderiam estar desatualizados na base de dados do Ministério da Saúde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.