Topo

Josias de Souza

Cid Gomes flerta com Partido da Solidariedade

Josias de Souza

04/09/2013 05h08

Desconfortável no PSB, o governador do Ceará Cid Gomes almoçou nesta terça-feira (3) com o deputado federal paulista Paulo Pereira da Silva. Conhecido como Paulinho da Força Sindical, o parlamentar também não está à vontade na sua legenda, o PDT. Por isso, trabalha para fundar o seu Partido da Solidariedade.

Foi sobre a criação do novo partido que Cid e Paulinho conversaram. Acertaram que o governador comandará a estruturação da legenda no Estado do Ceará. Vai atrair para o Solidariedade meia dúzia de deputados estaduais de diferentes legendas. Se der, seduzirá um ou dois deputados federais.

Quanto à hipótese de migrar, ele próprio, para o Partido da Solidariedade, Cid vem declarando que não cogita deixar o PSB. Será? O incômodo do governador cearense, que já era grande, potencializou-se na semana passada, depois que o presidenciável do PSB, Eduardo Campos, jantou com o presidenciável do PSDB, Aécio Neves.

Eduardo e Aécio esboçaram um pacto pré-eleitoral. Prevê, entre outras coisas, que os dois dividirão o palanque em mais de uma dezena de praças. Partidário da reeleição de Dilma Rousseff, Cid anotou no Twitter: "Linha auxiliar do PSDB. Será este o papel do PSB em 2014?"

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.