Topo

Josias de Souza

EUA grampeiam o mundo, mas não têm um RH

Josias de Souza

16/09/2013 19h24

Grampeando todo o planeta, os EUA não conseguiram evitar um ataque a tiros no interior do quartel-general da sua Marinha, em Washington. Segundo as informações disponíveis, três personagens hostis entraram na superprotegida instalação militar. Espanto! Produziram-se 13 cadáveres e vários feridos. Surpresa!! Dois dos agressores conseguiram fugir. Estupefação!!!

Abatido, um dos invasores foi identificado. Chama-se Aaron Alexis. Trata-se de um texano de 34 anos. Marinheiro da reserva, prestaria serviços como eletricista no QG Naval. Os outros dois continuam foragidos. Ao vazar o papelório da NSA, Edward Snowden, ex-prestador de serviços à CIA, deixara claro que, ao agigantar-se, a máquina de espionagem americana fugira ao controle.

Descobre-se agora que Washington tenta armazenar nos seus computadores todos os dados do mundo e não consegue controlar nem o departamento de Recursos Humanos. Barack Obama disse que os funcionários da Marinha que foram atacados "jamais esperariam este tipo de violência em casa." É, deu para notar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.