Topo

Josias de Souza

Ceará: PSB oferece legenda para rival de Cid

Josias de Souza

21/09/2013 19h00

Principal liderança do PT no Ceará, a ex-prefeita Luizianne Lins analisa a hipótese de trocar de partido. Recebeu um convite para entrar no PSB, partido dos seus arquirrivais, o governador cearense Cid Gomes e o irmão dele Ciro Gomes. Se Luizianne entrar por uma porta, os Gomes terão de sair por outra. O PSB é um partido pequeno demais para os três.

Foi a própria Luizianne, presidente do PT cearense, quem informou sobre o assédio do PSB. Fez isso num dia em que mediou em Fortaleza um debate entre os cinco candidatos à presidência do PT federal. Entre eles Rui Falcão, que concorre à reeleição. Como se fosse pouco, informou que, se trocar de partido, será para disputar o governo do Ceará em 2014.

Quer dizer: além de deixar o PT, Luizianne cogita comandar no Ceará o palanque de Eduardo Campos, o presidenciável do PSB. "Não sei o que pode acontecer", disse a quese-ex-petista. "Estou discutindo, conversando. Vou apresentar a proposta que me fizeram para meu grupo político. Até o fim desse mês e começo do próximo, a gente vai discutindo."

Cid e Ciro Gomes torcem o nariz para o projeto presidencial de Eduardo Campos. Preferem apoiar a reeleição de Dilma. Ao convidar a inimiga Luizianne para engrossar suas fileiras, o PSB de Eduardo Campos dá um empurrão nos irmãos Gomes. É como se dissessem: "Que não seja por falta de adeus".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.