Topo

Josias de Souza

CRM-MG nega registro a médicos estrangeiros

Josias de Souza

24/09/2013 06h40

O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais decidiu na noite passada manter a decisão de não conceder registros provisórios aos médicos estrangeiros recrutados pelo programa 'Mais Médicos'. O presidente da entidade, João Batista Gomes, disse que só vai emitir os registros depois que o Ministério da Saúde informar o nome e o local de trabalho de cada um dos profissionais que atuarão como tutores dos colegas estrangeiros.

"Se eles entregarem esses dados, que pedimos há muito tempo, vamos ter que conceder o registro", disse João Batista. Trata-se do mesmo dirigente sindical que, em 28 de agosto, dia em que desembarcaram no país os primeiro médicos procedentes de Cuba, dissera o seguinte: "Vou orientar meus médicos a não socorrerem erros dos colegas cubanos." Venceu na sexta-feira passada o prazo para que o CRM-MG entregasse o registro provisório a 13 médicos estrangeiros.

Também na noite desta segunda-feira (23), o Conselho Federal de Medicina divulgou um balanço nacional. Informou que, por ora, foram expedidos em todo país apenas 86 registros provisórios a médicos estrangeiros.  Considerando-se o total de pedidos (628), é pouco. Mas o conselho federal dos médicos diz que a maioria (509) ainda está dentro do prazo legal.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.