Diário Oficial publica ‘destituição’ de Rosemary
Em sua edição desta quarta-feira (25), o 'Diário Oficial da União' publicará o ato de destituição de Rosemary Noronha. Até novembro do ano passado, Rose, como é conhecida, chefiava o escritório da Presidência da República em São Paulo. Nomeada sob Lula, com quem mantinha íntimas relações, ela ficou conhecida nacionalmente depois que a Polícia Federal a pilhou na Operação Porto Seguro.
Indiciada por formação de quadrilha, tráfico de influência e corrupção passiva, Rose já havia sido exonerada da função por Dilma Rousseff. Mas só agora a exoneração será convertida em destituição, que equivale a uma demissão. A personagem não poderá mais ser contratada pela administração pública.
Deve-se a providência às conclusões de um processo administrativo conduzido pela Controladoria-Geral da União. Em notícia veiculada no seu portal, a CGU listou as malfeitorias praticadas pela ex-supersecretária de Lula: recebimento de vantagens indevidas, oferecidas pelos irmãos Paulo e Rubens Vieira, que ela havia indicado para diretorias de agências reguladoras; falsificação de documentos; e tráfico de influência.
Na sequência de sindicância que havia sido feita na Casa Civil, os auditores da CGU perscrutaram e-mails institucionais e agendas do gabinete paulistano da Presidência. Folhearam também o inquérito policial da Operação Porto Seguro. De resto, ouviram 16 testemunhas, 11 das quais indicadas pela defesa de Rose.
Concluiu-se que a agora ex-sevidora valeu-se do cargo em proveito pessoal, intermediou interesses privados no serviço público, recebeu vantagens pessoais, e usou a estrutura e o pessoal da repartição que chefiava em atividades pessoais. Em suma: usou e, sobretudo, abusou do cargo. No total, cometeu 11 transgressões às leis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.