Topo

Josias de Souza

Afif pede sua exclusão do conselho do BNDES

Josias de Souza

26/09/2013 15h43

Pouco mais de uma semana depois de ter sido nomeado por Dilma Rousseff para o Conselho de Administração do BNDES, o ministro Guilherme Afif Domingos(PSD) —lembra dele?— pediu para ser desnomeado. Por quê? A assessoria jurídica do ministro concluiu que o assento no bancão estatal é incompatível com suas atribuições como vice-governador de São Paulo.

Essa incompatibilidade viria à tona sempre que Afif tivesse que substituir interinamente Geraldo Alckmin —nas viagens internacionais do governador tucano, por exemplo. Aos pouquinhos, o contribuinte fica sabendo o que Afif acha que não tem que fazer.

Convidado por Dilma para a pasta da Micro e Pequena Empresa, Afif concluiu que não precisa abdicar da vice-governadoria de São Paulo. Agora, ele se deu conta de que não convém ser conselheiro do BNDES. A plateia se pergunta: o que diabos o ex-oposicionista Afif tem feito como 39º ministro de Dilma?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.